Pudim de maracujá
Ingredientes para 8-10 pessoas
Caramelo
– 200 g de açúcar
– 1 colher (sopa) de licor de maracujá (ou aguardente velha, brandy…)
Pudim
– 750 ml de leite
– 1 lata de leite condensado (+/- 400 ml)
– 7 ovos ligeiramente batidos
– 100 g de açúcar
– 15 g de açúcar baunilhado
– polpa de 8 maracujás (com as sementes) => +/- 150 g
Preparação
Preparar o caramelo: colocar o açúcar num tacho de fundo espesso. Aquecer em lume médio e juntar algumas colheres (sopa) de água. Mexer até o açúcar começar a derreter. Aumentar o lume e parar de mexer para que o caramelo não cristalize. Deixar ferver até escurecer. Adicionar o licor e retirar o tacho do lume. Barrar uma forma grande* com o caramelo e reservar.
Preparar um banho-maria e coloca-lo no forno. Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Aquecer o leite até começar a ferver. Retirar do lume e envolver o leite condensado. Reservar.
Bater delicadamente os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado sem deixar que o preparado se torne espumoso. Deitar uma colher (sopa) de leite no preparado de ovos e misturar. Deitar mais uma colherada de leite e envolver. Juntar o restante leite e a polpa de maracujá. Envolver muito bem.
Transferir o preparado para a forma e colocar esta dentro do banho-maria, no forno. Cozinhar a 160ºC durante 1 hora ou até o pudim se apresentar firme e cozido.
Deixar arrefecer por completo e cobrir com filme transparente. Reservar no frigorífico de um dia para o outro.
Para desenformar, colocar um prato grande sobre a forma e virar com um movimento rápido. Retirar delicadamente a forma. Servir bem fresco.
* usei uma bonita forma de silicone que me foi gentilmente oferecida pela firma francesa Moldéo, mas na receita original, o pudim é feito numa forma redonda com buraco, muito mais prática.
Fonte : http://bit.ly/1NdRKT0