- 0
Ingredientes:
40 batatinhas novas
sal grosso
4 Kg de polvo congelado (para quem é da Terceira, eu compro sempre na peixaria Silveira)
1 cebola
azeite q.b.
20 dentes de alho
Preparação:
Começo por arranjar o polvo, lavando-o muito bem em água quente corrente e cortando-o em pedaços de dois tentáculos cada. Em seguida, coloco-o numa panela, juntamente com uma cebola descascada, cortada grosseiramente em meias luas, um pouco de sal e um generoso fio de azeite. Tapo e deixo cozinhar lentamente.
Depois de cozido, deixo arrefecer um pouco (se o quiser para o jantar, faço normalmente esta parte da receita de manhã).
Entretanto, esmago oito dentes de alho para o fundo de uma assadeira e rego-os com azeite, até cobrir todo o fundo.
Disponho por cima os pedaços de polvo, devidamente escorridos da água e da cebola da cozedura, e salpico-os com os restantes dentes de alho esmagados. Rego abundantemente com azeite e vai ao forno alourar.
Quanto às batatas, lavo-as muito bem e coloco-as numa assadeira. Polvilho-as prodigamente com sal grosso (não se preocupem que elas não ficam salgadas) e levo-as ao forno, em lume alto, mais ou menos uma hora.
Convém mexê-las a meio da cozedura. No final, retira-se uma a uma para cima de uma tábua de cozinha e dá-se-lhe um murro. Serve-se simples, e no prato cada um colocará azeite ou molho do polvo por cima, conforme o gosto. Acompanhem com uma farta salada de alface, tomate e couve roxa.
Sugiro que coloquem as batatas no forno antes do polvo, uma vez que, por estarem cruas, demoram mais tempo a cozinhar.
Na correria do dia a dia, se vos apetecer um polvo delicioso mas menos elaborado, comam-no apenas cozido, como já referi no início.
Fonte:http://receitasaodesafio.blogspot.pt/