6 maçãs Golden, descascadas e cortadas em fatias e regadas com 2 a 3 colheres de sopa de sumo de limão
¾ cup de açúcar (cerca de 140 gr)
2 colheres de sopa de farinha (cheias)
1 colher de chá de canela em pó
¼ de colher de chá de sal
¼ de colher de chá de nóz moscada
Raspa de 1 laranja média
1 ovo mexido com 2 colheres de sopa de água para pincelar
2 bases de massa para tarte, tipo massa quebrada
Preparação:
Aquecer o forno a 200º pincelar com óleo uma forma de tarte, ou usar, como eu, um spray de cozinha, que é mais rápido. Reservar. Descascar as maçãs, cortar em fatias para uma taça grande e regar com sumo de limão, cerca de 2 colheres de sopa. Deitar por cima das maçãs o açúcar, as especiarias, a raspa de laranja e o sal.
Misturar bem com as mãos (é mais fácil do que usar uma colher). Acrescentar a farinha e voltar a envolver bem com as mãos. A farinha vai permitir que os líquidos que se vão formar dentro da tarte não a façam explodir. Colocar uma base de massa na tarteira, despejar as maçãs, e pincelar o bordo da massa com a mistura de ovo e água. Cobrir com a outra base de massa, que deve selar na que já usámos.
Usar as mãos para as unir uma à outra e fazer uma ondulação para dar um aspecto mais bonito. Com a ajuda de uma faca fazer 4 cortes na massa para que não rebente. Pincelar com o ovo. Polvilhar com açúcar e canela. Levar ao forno cerca de uma hora. Se for necessário cobrir com uma folha de papel de alumínio. Servir morna ou fria, simples, ou com uma bola de gelado de nata ou baunilha e polvilhada com canela.
Fonte:http://www.experienciasnacozinha.com