- 0
Ingredientes:
1 pato (~2kg de pato já cortado aos bocados preferencialmente)
1 cebola grande
7 cravinhos
2 cenouras
500gr de arroz vaporisado
pimenta
2 folhas de louro
100 gr presunto seco p/cozinhar
2 chouriças (com a membrana)
sal se for necessário
Num tacho colocam-se: as cenouras descascadas inteiras, as meias cebolas com cravinhos espetados, as chouriças, o louro, o presunto, o pato aos bocados. Junta-se água até ficar tudo quase coberto.
Depois de começar a ferver deixa-se 45 minutos em lume médio-brando.
Findo esse período, começa a tarefa mais trabalhosa que é desfiar o pato, o presunto e cortar as chouriças. Para isso, colocam-se numa travessa todos os ingredientes bem escorridos. Escorre-se também a água de cozedura através de um passador de forma a filtrar todos os bocados indesejados e reserva-se num recipiente. Essa água vai depois servir para cozer o arroz.
Depois dos ingredientes arrefecerem um pouco desfia-se o pato, o presunto, cortam-se aos bocadinhos metade das chouriças e a outra metade corta-se às rodelas para servir de decoração no final. Reservam-se as carnes desfiadas.
No recipiente onde se colocou a água de cozedura será vísivel que há a água em baixo e a gordura que ficou ao de cima.
Com uma colher de sopa retiram-se algumas colheres desta gordura (provém da pele do pato e dos enchidos) e coloca-se no tacho já utilizado. Para além disso pica-se uma nova cebola e adiciona-se ao tacho juntamente com o louro que já se tinha utilizado. Faz-se um refugado e quando a cebola estiver translúcida junta-se o arroz vaporisado e mexe-se bem. Adiciona-se a água de cozedura reservada equivalente ao dobro do arroz e deixa-se cozer.
Quando o arroz estiver pronto, coloca-se num pirex uma primeira camada de arroz, depois espalham-se as carnes já desfiadas e no fim coloca-se mais uma camada de arroz. Para terminar colocam-se as rodelas de chouriça de forma a decorar o pirex da forma tão conhecida por nós todos.
Fonte:http://pitadasecolheradas.blogspot.pt