Ingredientes:
700 g de bifanas de porco bem finas (lombo ou cachaço, bem batidas), 2 cebolas grandes em meias-luas, 4 dentes de alho picados, 2 folhas de louro, 1 colher de sopa de banha, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de massa de pimentão, 1 colher de chá de colorau, 3 colheres de sopa de polpa de tomate (ou 2 tomates pelados picados), 1 colher de chá de mostarda, 1 colher de chá de molho inglês, ½ colher de chá de cominhos moídos, 150 ml de vinho branco, 150 ml de cerveja (tipo mini), sal q.b., pimenta preta moída na hora q.b., picante a gosto (opcional).
Preparação:
Comece por levar um tacho largo ao lume com a banha e o azeite. Assim que a gordura estiver quente, junte a cebola e o louro e deixe refogar lentamente até a cebola ficar bem macia e ligeiramente caramelizada. De seguida, acrescente o alho e deixe apurar mais uns minutos, mexendo para não queimar.
Junte então a polpa de tomate e deixe reduzir bem, concentrando os sabores. Acrescente a mostarda, o molho inglês, o colorau, os cominhos e um toque de picante, se gostar. Regue com o vinho branco e a cerveja, tempere com sal e pimenta e deixe ferver em lume médio cerca de 15 minutos.
Retire as folhas de louro e triture o molho com a varinha mágica até ficar bem liso e aveludado. Volte a levar ao lume e vá revelouando as bifanas, uma a uma, para não colarem. Deixe cozinhar em lume médio-baixo entre 15 a 20 minutos, até a carne ficar tenra e bem envolvida no molho.
Sirva no pão aberto, bem recheado de carne e generosamente regado com molho. E claro… mergulhe a ponta do pão no molho, porque bifana à moda do Porto é assim mesmo.
Imbatíveis, molhadas e cheias de sabor.
