Bacalhau à Brás

Ingredientes:

Azeite q.b.; 1 cebola em meia-lua; 1 folha de louro; 1 dente de alho; 1 lombo de bacalhau já demolhado; 200 g de batata-palha; 4 ovos inteiros; 2 gemas; sal e pimenta q.b.; salsa picada; azeitonas pretas.

Preparação:
1. Prepare o bacalhau: Comece por desfazer o lombo de bacalhau em lascas, retirando a pele e todas as espinhas. Reserve.
2. Faça o refogado: De seguida, coloque um fio generoso de azeite numa frigideira larga ou tacho.  Acrescente a cebola cortada em meia-lua e a folha de louro. Deixe refogar em lume médio até a cebola ficar macia.
3. Aromatize: Quando a cebola estiver translúcida, junte o dente de alho ralado ou picado finamente e mexa durante alguns segundos para libertar o aroma.
4. Cozinhe o bacalhau: Junte então o bacalhau desfiado ao refogado, mexendo bem até que o peixe cozinhe e a maior parte da água evapore.
5. Adicione a batata-palha: A seguir, envolva grande parte da batata-palha, guardando um pouco para a finalização. Misture até ficar tudo bem ligado.
6. Incorpore os ovos: Bata os 4 ovos inteiros com as 2 gemas. Baixe o lume para o mínimo e verta os ovos na frigideira, mexendo devagar até o bacalhau ficar cremoso. Se a frigideira estiver muito quente, desligue o lume para evitar que os ovos talhem.
7. Tempere: Ajuste o sal, se necessário, e tempere com pimenta preta a gosto.
8. Finalize: Junte salsa picada e polvilhe com o restante da batata-palha para dar o toque crocante. Sirva de imediato com azeitonas

Avalie esta receita

Related Posts