Ingredientes:
Para a pá de porco:
•1 pá de porco (2,6kg)
•Azeite q.b.
•8 dentes de alho esmagados
•3 folhas de louro
•Sal e pimenta-preta q.b.
•3 colheres de sopa de mostarda
•2 colheres de sopa de massa de pimentão
•Vinho branco q.b.
•2 cebolas médias cortadas em rodelas
•2 cenouras cortadas em rodelas
•4 dentes de alho
•Louro q.b.
•Tomilho q.b.
•Alecrim q.b.
•1 cabeça de alho inteira
•Banha q.b. (para selar)
•Água q.b. (para cobrir parcialmente)
•2 estrelas de anis
Para o molho Madeira:
•1 colher de sopa de açúcar amarelo
•200 ml de vinho da Madeira
•1 colher de chá de mostarda Dijon
•Sumo de laranja q.b.
•1 ramo de alecrim
•Farinha q.b.
•Manteiga q.b.
Preparar e temperar a carne
Comece por limpar a pá de porco e colocá-la num recipiente grande. De seguida, tempere-a com sal, pimenta, os alhos picados, a mostarda, a massa de pimentão, as folhas de louro e um bom fio de azeite. Regue generosamente com vinho branco, envolva bem e deixe marinar, idealmente de um dia para o outro, para ganhar mais sabor.
Selar e estufar
No próprio dia, aqueça um pouco de banha num tacho grande e fundo. Assim que estiver quente, sele a pá de porco de todos os lados até ficar bem dourada. Retire e reserve.
No mesmo tacho, coloque as cebolas, as cenouras, os dentes de alho inteiros, as ervas aromáticas (louro, tomilho e alecrim), a cabeça de alho inteira e as estrelas de anis. Deixe refogar ligeiramente.
Depois, volte a colocar a pá de porco no tacho, regue com parte da marinada e junte água até cobrir parcialmente a carne. Tape e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 2 a 2 horas e meia, ou até a carne ficar bem macia e a soltar-se do osso.
Preparar o molho Madeira
Entretanto, prepare o molho. Num pequeno tacho, coloque o açúcar amarelo e deixe caramelizar ligeiramente. Em seguida, refresque com o vinho da Madeira, mexendo com cuidado.
Depois disso, acrescente a mostarda Dijon, um pouco de sumo de laranja e o ramo de alecrim. Deixe reduzir em lume brando até o molho concentrar.
Se necessário, dissolva um pouco de farinha em água fria e junte ao molho para engrossar. Por fim, finalize com uma noz de manteiga para dar brilho e suavidade.
Finalização
Quando a pá de porco estiver pronta, retire-a do tacho e fatie. Regue com o molho Madeira quente e sirva de imediato.
Sugestão de acompanhamento
Fica perfeita com puré de batata, arroz branco, legumes assados ou batatas no forno.
