Ingredientes
500ml de caldo de peixe
2 colh sopa de azeite
1/2 noz de manteiga
1/2 cebola grande, descascada e picada
1 dente de alho picado finamente
2 pauzinhos de aipo, finamente picados (não usei)
200g de arroz de risotto
1 copo de vermute seco ou vinho branco seco (usei este último)
sal e pimenta
35g de manteiga
60g de queijo parmesão ralado
vieiras congeladas
camarões
1 limão
Preparação
1. Aqueça o caldo. Ponha o azeite e a manteiga numa panela à parte, junte a cebola, o alho e o aipo e refogue lentamente durante 15 min sem deixar ganhar cor. Quando os legumes estiverem tenros, junte o arroz e aumente o lume.
2. O arroz vai agora começar a fritar lentamente, por isso, continue a mexer bem. Passado um minuto, vai estar ligeiramente translúcido. Junte o vermute ou o vinho e continue a mexer.
3. Depois do vinho se ter embebido no arroz, junte a primeira concha de caldo e tempere de sal. Baixe o lume para o arroz não cozer demasiado rápido. Continue a deitar conchas de caldo, mexendo para libertar o amido cremoso do arroz, deixando o arroz absorver o caldo completamente antes de deitar a concha seguinte.
Este processo deve demorar cerca de 15 minutos. Prove para ver se está cozido, senão continue a deitar mais caldo até os grãos estarem moles mas apresentarem alguma resistência à dentada. Rectifique os temperos. Se se lhe acabar o caldo antes do arroz estar cozido, junte água a ferver.
4. Retire do lume e junte a manteiga e o parmesão. Mexa bem. Ponha a tampa no tacho e deixe repousar 2 minutos. Esta é a parte mais importante para se conseguir o risotto perfeito, é aqui que ele fica pastoso e cremoso. Sirva de imediato.
As vieras e os camarões foram temperados com o sumo do limão e sal. Depois passei-os pela frigideira com um bocado de azeite, até estarem tenrinhos mas não demasiado passados (no caso das vieiras).
Fonte:http://umapitadadesalduasdecarinho.blogspot.pt