- 0
– 600 g de bacalhau demolhado
– 500 ml de leite
– 200 ml de natas para culinária
– 3 dentes de alho esmagados
– 1 folha de louro
– 800 g de batatas cortadas em cubos pequenos
– 2 cebolas cortadas em meias-luas finas
– 100 ml de azeite
– 40 g de manteiga
– 50 g de farinha
– 1 boa pitada de noz-moscada
– sal & pimenta moída no momento
– óleo vegetal para fritar
Preparação
Colocar o bacalhau, os alhos esmagados e a folha de louro num tacho. Juntar o leite e levar a ferver. Retirar o tacho do lume logo que o leite começar a ferver. Cobrir com uma tampa e reservar.
Levar os cubos de batata a fritar em óleo previamente aquecido até ficarem dourados. Escorrer muito bem sobre papel absorvente. Temperar com um pouquinho de sal e reservar.
Escorrer o bacalhau (reservar o leite). Descartar as peles e as espinhas. Desfiar o bacalhau. Filtrar o leite com um passador de rede fina. Reservar.
Aquecer o azeite numa caçarola de saltear. Refogar as meias-luas de cebola até amolecerem. Adicionar o bacalhau desfiado e as batatas fritas. Refogar por mais uns minutos em lume médio, mexendo sempre com uma colher de pau. Temperar com sal e pimenta. Retirar a caçarola do lume e reservar.
Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Aquecer a manteiga até esta começar a ficar espumosa. Polvilhar com a farinha e mexer até dourar. Incorporar o leite reservado aos poucos, batendo sempre com uma vara de arames até o molho começar a ferver. Deixar ferver por mais 2 minutos, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar. Temperar com sal, pimenta e a noz-moscada. Retirar o tacho do lume e envolver as natas.
Transferir o preparado de bacalhau e batatas para uma assadeira. Cobrir com o molho de natas e levar ao forno – a 220ºC – até a superfície ficar bem gratinada.
Retirar a assadeira do forno e servir de seguida. Acompanhar com salada de folhas e azeitonas pretas.
Fonte:http://elvirabistrot.blogspot.pt