Bacalhau com Todos, um clássico

Bacalhau com Todos, um clássico

Antes de publicar esta receita, fiz uma pesquisa aqui no blogue para me certificar que ainda não a tínhamos publicado. Esta minha preocupação conduziu-me à constatação de que o Receitas ao Desafio cresceu muito neste último ano.

Neste momento, oferece bastantes ideias a todos os visitantes que por cá passam diariamente e que marcam   presença através de comentários simpáticos e de sugestões. Esta vontade de partilha tem sido, sem dúvida,  muito enriquecedora para este projeto que é coletivo e por isso diversificado.

 

Esta receita de bacalhau com todos, que nada tem de novo por ser presença habitual nas mesas portuguesas dentro e fora da quadra natalícia, é um complemento às outras sugestões de bacalhau já oferecidas pelo blogue.

Vejo-a como um clássico que está, muitas vezes, na génese de outras receitas de aproveitamento de sobras de bacalhau, pelo menos cá em casa é assim que acontece. Desculpem-me pela falta de originalidade mas é um dos meus pratos favoritos. Elejo-o pela  simplicidade e honestidade dos ingredientes e sabores, sempre enaltecidos pelo fio de azeite português.

Este prato é um cozido muito simples de fazer.

Numa panela (de pressão ou não) coloca-se o bacalhau previamente demolhado com a pele voltada para cima, uma cebola partida em quatro quartos, três dentes de alho e uma folha de louro e uma malaguetinha (piri-piri). Cobre-se com água e leva-se a cozer.

Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e reserva-se abafando-o.

Na água da cozedura do bacalhau cozem-se as batatas, as couves, repolho e as cenouras. Prova-se a água da cozedura para se retificar o sal.

À parte cozem-se os ovos.

Por norma, compro grão já cozido, mas quem preferir o grão seco terá de demolhá-lo de véspera e cozê-lo.

Empratam-se todos os ingredientes numa travessa.

Coloca-se na mesa o galheteiro com o azeite e o vinagre. Uso vinagre aromatizado com estragão que, no meu entender, confere um paladar peculiarmente agradável.

Gosto ainda de temperar o meu prato, e em especial o ovo cozido, com sal refinado e um leve toque de pimenta preta moída no momento.

 

Fonte: http://bit.ly/1NkbM19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *