A Tarte Cremosa de Morango com Iogurte é uma sobremesa fresca, leve e irresistivelmente cremosa. Com uma base crocante de bolacha, recheio suave de morango e uma deliciosa cobertura de fruta, é perfeita para servir bem fresca nos dias mais quentes ou numa ocasião especial.
Ingredientes:
Base: 200 g de bolacha Maria triturada e 100 g de manteiga.
Recheio: 250 g de morangos, 2 folhas de gelatina, 1 dl de água, 1 saqueta de gelatina de morango, 4 iogurtes naturais açucarados e 200 ml de natas. Para a Cobertura: 1 folha de gelatina, 250 g de morangos e 2 colheres (sopa) de licor de cássis. Para decorar: chantilly e morangos q.b.
Preparação:
Comece por misturar a bolacha triturada com a manteiga derretida. De seguida, forre o fundo de uma forma de aro amovível com a mistura, pressione bem e reserve no frigorífico. Entretanto, demolhe 2 folhas de gelatina em água fria. Depois, leve 1 dl de água ao lume até ferver, verta sobre a gelatina de morango e mexa até dissolver.
Junte as folhas de gelatina bem espremidas e deixe arrefecer. Em seguida, triture 250 g de morangos, misture-os com os iogurtes e incorpore na gelatina já fria. Depois, bata as natas até ficarem firmes e envolva-as delicadamente no preparado. Por fim, verta sobre a base e leve ao frigorífico até solidificar.
Cobertura:
Lave e corte os restantes 250 g de morangos, junte o licor de cássis (groselheira-preta) e leve ao lume até amolecerem. Depois, triture, acrescente a folha de gelatina previamente demolhada e bem espremida e mexa até dissolver. De seguida, deixe arrefecer e espalhe sobre o recheio já firme. Por fim, leve novamente ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro. No momento de servir, desenforme e decore com chantilly e morangos frescos.
Para obter uma Tarte Cremosa de Morango com Iogurte bem firme e fácil de desenformar, respeite o tempo de refrigeração. De preferência, prepare a sobremesa no dia anterior e deixe-a no frigorífico durante a noite. Assim, o recheio ganha a consistência ideal e os sabores ficam ainda mais apurados.
