- 1
Bacalhau… pois, dispensa apresentações! Dêem-me bacalhau para comer todos os dias e serei uma mulher bastante mais feliz.
Deve haver poucas coisas que goste mais de comer do que bacalhau. E se juntarmos batatas… está feito! Além disso, aproveitei um fim-de-semana em terras beirãs, para vir carregada com duas broas, daquelas mesmo boas e que têm um sabor diferente das dos hipermercados. Aqui está um prato muito simples de fazer, mas com um resultado fantástico:
500g de bacalhau demolhado e limpo de peles e espinhas (uso as embalagens do Pingo Doce)
4 a 5 batatas médias
3 ovos
½ broa – apenas o miolo
1 cebola grande ou 2 médias
6 dentes de alho
3 ramos de salsa
Azeite, sal e azeitonas q.b.
Preparar a broa. Retirar toda a côdea e esfarelar o miolo. Juntar 2 dentes de alho e os ramos de salsa, tudo bem picado. Reservar.
Colocar um tacho com água e sal ao lume. Juntar os ovos e as batatas descascadas e partidas em rodelas para cozer.
Regar o fundo de uma frigideira com azeite e colocar a cebola em rodelas finas com 2 dentes de alho picados. Deixar alourar. Depois de pronto, colocar no fundo do recipiente que irá ao forno com o bacalhau. Reservar.
Na mesma frigideira, e sem lavar, picar mais 2 dentes de alho e regar novamente com azeite. Quando o azeite estiver novamente quente juntar o bacalhau bem escorrido. Deixar cozinhar até começar a secar.
Quando as batatas estiverem cozidas, retirar do lume e escorrer. Distribuir por cima da cebola. Descascar os ovos e partir em rodelas, colocando-os por cima das batatas.
Cobrir com o bacalhau e por fim o miolo de broa. Colocar umas zaeitonas distribuídas no cimo do tabuleiro, regar toda a superfície com um fio de azeite e levar a forno pré-aquecido a 180.ºC até estar tostadinho. Servir quentinho.
Bom apetite!
Fonte:https://asreceitasladecasa.blogspot.pt