Ingredientes:
Massa:
1 embalagem de farinha de brioche
220 ml água
Canela q.b.
Recheio:
250 ml de leite
1 limão (casca)
120 g de açúcar
2 gemas
40 g amido de milho
75 g de miolo de nozes
Canela q.b.
Cobertura:
70 g de açúcar
70 g de manteiga
100 g de miolo de nozes
3 colheres de sopa de leite
1. Colocar a água e depois a farinha e a canela na MFP e selecione o programa “massas”.
2. 30 minutos antes do programa terminar prepare o recheio, colocando o leite e a casca do limão ao lume até ferver.
3. Numa tigela junte o açúcar, as gemas e o amido e depois verta o leite em fio, e coado, mexendo sempre para as gemas não talharem (se talharem meta tudo no copo da varinha mágica e misture).
4. Volte a levar o preparado ao lume até engrossar mexendo sempre!
5. Ligue o forno a 180ºC.
6. Assim que o programa acabar, e enquanto o recheio arrefece e o forno aquece, estenda a massa tentando obter um rectângulo, depois espalhe o recheio já morno/frio, as nozes e canela.
7. Enrole a massa do lado mais comprido, e corte em fatias de mais ou menos 5 cm.
8. Disponha estes caracóis numa forma de aro amovível (ou não), untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40 minutos.
9. Enquanto o caracol está no forno, vamos tratar da cobertura, leve ao lume o açúcar, a manteiga, as nozes e o leite e assim que a manteiga derreter, deixe ferver 2 minutos. Reserve.
10. 20 minutos antes de retirar o caracol do forno, coloque uma folha de papel vegetal no fundo do forno, e verta a cobertura por cima e deixe caramelizar até ao fim da cozedura ou até ficar com uma belíssima cor de caramelo. Desenforme ainda quente.
Nota: Se usar uma forma de aro amovível é muito provável que ao colocar a cobertura, que esta verta para o fundo do forno, daí eu dizer para colocar uma folha de papel vegetal… mas se usar uma forma normal, vai ser complicado desenformar… escolha você.
Fonte:http://desastresculinarios.blogspot.pt/
Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.