- 0
Bolo de Chocolate e Tiramisu
Ingredientes:
Para a massa:
– 300 gr. de manteiga sem sal
– 270 gr. de farinha para bolos, com fermento
– 1 e 1/2 c. de chá de fermento em pó
– 300 gr. de açúcar mascavado (usei 150 de mascavado e 100 de amarelo, porque já não tinha mais)
– 6 ovos
– 4 c. sopa de cacau em pó (usei chocolate em pó, mas aconselho o cacau)
– 2 c. sopa de café instantâneo dissolvidas numa c. de sopa de água a ferver
Para o creme:
– 100 ml de café expresso ou de café instantâneo bem forte (ARREFECIDO)
– 4 c. de sopa de licor Tia Maria
– 250 gr. de queijo mascarpone
– 600 ml de natas
– 1 c. sopa de amaretto
– 50 gr. de chocolate preto
Aquecer o forno a cerca de 170 Cº. Untar apenas com manteiga ou margarina duas formas redondas com cerca de 20 cm (usei duas formas de mola com 22 cm).
Colocar todos os ingredientes na Bimby ou num robot de cozinha (seguindo à letra a receita original)e misturar cerca de 1 minutos vel.6 até que a massa fique bem misturada.
Passar com a espátula ao longo do copo e se achar necessário misturar mais alguns segundos na mesma velocidade.
Quando terminei a massa até fez aquela “bolha” de ar no meio, achei que era um bom presságio. Dividir a massa pelas duas formas e levar ao forno cerca de meia hora, até que a massa esteja cozida.
Deixar arrefecer bem os bolos (eu fiz de um dia para o outro portanto não tive problemas com esta questão) e depois cortar cada bolo ao meio, transversalmente.
Para fazer o recheio, misture o café com duas colheres de sopa de Tia Maria e borrife cada face dos bolos. Bater o mascarpone até que fique macio e ir juntando as natas progressivamente. Juntar os licores (como refiro adiante, só coloquei um cheirinho de amaretto, com receio do teor alcoólico para as crianças) e misture mais um pouco.
Recheie as várias camadas de bolo com este creme delicioso, tendo o cuidado de reservar uma quantidade generosa para o topo. Termine este decorando com raspa de chocolate preto. Refresque o bolo cerca de uma hora no frigorifico, para que este se torne mais fácil de cortar.
Notas: Segundo a própria revista, este bolo dá para preparar com antecedência, congelar (aconselham a não exceder um mês de congelação) só tendo de nos preocupar com o recheio no dia em que o vamos servir.
Como queria que as minhas filhas comessem do bolo, reduzi drasticamente as quantidades de licores, mas sou da opinião que as doses certas destes fazem diferença no resultado final, pois o que se pretende é um bolo que tenha o sabor do tiramisu e não um mero bolo de café.
Como não queria exagerar no sabor a café, utilizei café instantâneo de mistura. Ficou um sabor muito ténue, de modo que para a próxima utilizarei café puro.
Fonte: http://ovoestreladoemexido.blogspot.pt