Folar da Páscoa tradicional, fofo e saboroso, preparado com uma massa simples e caseira. Uma receita portuguesa perfeita para a mesa pascal
Ingredientes: 1 kg de farinha de trigo, 250 g de açúcar, 30 g de fermento de padeiro fresco, 5 ovos, 100 g de manteiga, 200 ml de água morna, 1 pitada de sal e 1 gema para pincelar.
Preparação: Comece por colocar a farinha num alguidar e abra uma cavidade ao centro. De seguida, dissolva o fermento na água morna com uma pitada de sal e verta para a cavidade. Junte os ovos, o açúcar e a manteiga derretida e amasse muito bem até obter uma massa homogénea e elástica. Depois, cubra com um pano e deixe levedar num local morno durante cerca de 2 horas, ou até duplicar de volume. Em seguida, divida a massa em 4 porções e molde em bolas. Disponha-as em tabuleiros polvilhados com farinha, cubra novamente e deixe levedar durante mais 1 hora. Entretanto, pré-aqueça o forno a 180 ºC. Por fim, pincele os folares com a gema batida e leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos, até ficarem bem dourados. Retire e deixe arrefecer antes de servir.
Rendimento: cerca de 4 folares de 400 g cada, depois de cozidos.
