- 10
Ingredientes
1,5 kg de farinha para pão( eu usei branca)
2 saquetas de fermipan, ou outro fermento padeiro do mesmo tipo
1, 2 lt de água ( mais ao menos, depende das farinhas, umas absorvem mais do que outras)
1 colher de chá de sal, ( isto tem ido a olho, e depende do gosto)
Num alguidar grande deita-se a farinha, e mistura-se com o sal, a seguir juntam-se as saquetas do fermento, mistura-se.
Aquece-se a água, não a ferver, mas entre morna e quente, abre-se uma cavidade no centro da farinha e despeja-se a água.
Com as pontas dos dedos,mistura-se a farinha com a água, fica grudenta parecendo com grumos, não faz mal é mesmo assim,passa-se a mão em volta das paredes do alguidar e envolve-se para dentro a farinha.
se se vir que está ainda um pouco seca, vai-se pondo mais água morna, a massa fica com um aspecto humido e peganhento mas é mesmo assim, Esta operação da mistura,( nada de amassar..) demora uns 8 minutos,depende do geito.
Depois de misturada , tapa-se a massa com um pano limpo, e por cima outro pano forte que “abafe” bem o alguidar ( eu uso uma toalha felpuda grossa).
E tenho um “truque” para levedar depressa.
Antes de começar a fazer o pão, ligo o forno no maximo por cerca de 5 minutos, e depois apago-o (o tempo de misturar os ingredientes) e depois do alguidar “embrulhado” ponho-o no forno ( com ele já apagado) e fica lá no quentinho a crescer por cerca de uma hora.
Depois desse tempo, ou assim que a massa tiver crescido cerca do dobro, tira-se do forno.
Ligando então o forno a cerca de 180 graus, para ir aquecendo.
Polvilha-se um tabuleiro com farinha, e com as mãos enfarinhadas, passam-se em volta das paredes do alguidar para descolar a massa, com uma faca corta-se metade da massa, que se tira , do alguidar para uma superficie enfarinhada onde se dá um geitinho na forma do pão e põe-se no tabuleiro, faz-se o mesmo á outra porção de massa, e põem -se os pães no tabuleiro, enfarinhando a superficie dos mesmos.
Depois vão ao forno por cerca de 25 a 30 minutos a cerca de 180 º, convém verificar.Para saber se está cozido, bate-se no pão como quando se bate á porta e se ele fizer um som oco “Toc” , está cozido.