Ingredientes:
Azeite
1 Cebola grande picada
4 Dentes de Alho picados
1 folha de louro
1/4 de pimento vermelho cortado em pedaços pequenos
1 pitada de pipi-piri
1 colher de café de folhas de salsa seca (eu utilizo da marca Margão)
3 tomates pelados e cortados aos pedacinhos
Feijão encarnado ou de manteiga (com um pouco da água onde é cozido) q.b.
1 Chávena de arroz
2 e 1/2 Chávenas de Água
Sal q.b.
Preparação:
Num tacho coloque o azeite, a cebola e os alhos picados e a folha de louro e leve ao lume até a cebola e os alhos começarem a ficar loirinhos.
Adicione os tomates, o pimento, o piripiri, a salsa e deixe apurar até o tomate ficar praticamente desfeito. Junte o feijão e a água, e quando começar a ferver adicione o arroz, tempere com sal a gosto e deixe o arroz cozer em lume brando.
Eu acompanhei este arroz com carapauzinhos fritos.
Nota: Eu geralmente cozo um litro de feijão. Coloco o feijão no dia anterior à noite de molho em água. No dia seguinte, lavo-o e coloco-o na panela com água até cobrir o feijão, adiciono um dente de alho picado, uma folha de louro e um fiozinho de azeite e deixo-o cozer.
À medida que a água evapora eu vou adicionando aos poucos mais água fria, deixando sempre o feijão coberto. Para verificar se o feijão está cozido, retiro um feijão com uma colher e verifico se continua duro ou se ele se desfaz facilmente.
Dependendo da qualidade e da quantidade do feijão, geralmente demora entre uma hora a uma hora e meia a cozer.
No fim de cozido, coloco-o em tupperwares com a água onde foi cozido e congelo. Assim, tenho sempre feijão mais saboroso, saudável e também mais económico.
Fonte: http://temperosdaiza.blogspot.pt