Açorda de Gambas com Poejos e Coentros é uma receita portuguesa cremosa e cheia de sabor. Preparada com pão alentejano, gambas, alho e ervas aromáticas, resulta num prato reconfortante e muito tradicional.
Ingredientes: 500 g de gambas, 300 g de pão alentejano duro, 4 dentes de alho, 1 molho pequeno de coentros, 1 molho pequeno de poejos, 1,2 l de água, 4 colheres (sopa) de azeite, 2 ovos, sal e pimenta q.b.
Preparação: Comece por cozer as gambas em água temperada com sal durante 3 a 4 minutos. Depois, retire-as, descasque-as e reserve o caldo da cozedura. Entretanto, corte o pão em pedaços e coloque-o numa taça. De seguida, esmague os alhos com os coentros, os poejos e uma pitada de sal, junte o azeite e envolva. Adicione este preparado ao pão e regue, aos poucos, com o caldo bem quente até obter uma açorda cremosa e caldosa. Depois, junte as gambas e envolva. Por fim, adicione os ovos, mexendo rapidamente para ficarem ligeiramente cozinhados pelo calor da açorda. Retifique os temperos e sirva de imediato, com coentros e poejos frescos.
Esta Açorda de Gambas com Poejos e Coentros fica especialmente saborosa quando servida de imediato, ainda bem quente.