É um prato tradicional português muito apreciado. Trata-se de cozinhar juntamente vários vegetais, carnes e enchidos. O modo de preparação varia consoante a região do País. É uma refeição muito rica, própria para os dias frios de inverno.
A receita que aqui apresento é uma versão simples. Para além dos ingredientes que utilizei também é costume utilizar-se carne de bovino, galinha, morcela, chouriço de sangue, couve portuguesa e nabo.
Ingredientes (4 doses):
– 1/2 chispe de porco;
– 600 g de carnes de porco diversas (entremeada, entrecosto, cachaço, orelha de porco, rabo de porco, etc.);
– 1/2 chouriço de carne;
– 1 chouriço mouro;
– 1 farinheira;
– 1/2 couve lombarda;
– 2 cenouras;
– 2 batatas;
– 1 lata pequena de feijão branco;
– 1 chávena (chá) de arroz;
– Algumas folhas de hortelã;
– Sal, q. b.
Preparação:
Salgue as carnes com antecedência. No dia da preparação passe as carnes por água corrente para retirar o excesso de sal.
Numa panela grande com água, coloque as carnes que demoram mais tempo a cozinhar, por exemplo, o chispe e orelha de porco.
Cerca de meia-hora depois coloque a couve lombarda e as restantes carnes. Cerca de 15 minutos depois, junte o chouriço de carne e o chouriço mouro. Quando a couve lombarda estiver quase cozinhada, junte a farinheira as batatas, descascadas e cortadas ao meio e as cenouras, também descascadas e cortadas ao meio, no sentido do comprimento. Juntar as folhas de hortelã.
Noutro recipiente, deite o arroz e junte três chávenas da água do cozido. Reduza o lume, tape o recipiente e deixe cozinhar o arroz por 10 minutos.
Aqueça o feijão noutro recipiente.
Quando as batatas se encontrarem cozidas retire do lume. Corte as carnes e os enchidos. Sirva, bem quente. Bom apetite!
Fonte:http://os_meus_petiscos.blogs.sapo.pt/25257.html