Croquetes de Carne com salada de arroz
Ingredientes para os croquetes:
500 gramas de carne estufada (usei de porco)
1 cebola picadinha
20 gramas de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de farinha
400 ml de leite
200 ml de natas para cozinhar
sal, pimenta e noz moscada q.b.
Salsa picada q.b.
Azeite q.b.
2 ovos + 2 colheres de sopa de leite
Farinha q.b.
Pão ralado q.b.
Para a salada de arroz
150 gramas de arroz (usei uma mistura de arroz selvagem proprio para saladas)
1/2 manga
1/2 abacate
1/2 tomate
2 colheres de sopa de passas
3 folhas de hortelã menta
Vinagre balsâmico de manga
Execução:
Picamos a cebola em pedacinhos o mais pequenos possíveis e colocamos num tacho com a manteiga e deixamos que fique translúcida, mexendo sempre para evitar que se queime.
Baixamos o fogo e adicionamos a farinha mexendo sempre com a ajuda de uma vara de arames.
Mexemos até que a farinha comece a ficar cozida. De seguida adicionamos o leite pouco a pouco, mexendo sempre para evitar que fique com grumos.
Aumentamos o lume e deixamos que comece a ferver lentamente e que se coza a farinha. Adicionamos de seguida as natas e mexemos sempre para incorporar bem e deixamos que volte a ferver.
Esta operação é muito importante, visto que é necessário que a farinha coza e que esta béchamel fique bastante consistente para que depois de fria se possa moldar.
Adicionamos a carne devidamente picada e incorporamos. Deixamos que ferva mais uma vez e rectificamos o sal e a pimenta. Juntamos noz moscada moída na altura, consoante o gosto, e um raminho de salsa picada.
Colocamos esta massa num tabuleiro e deixamos arrefecer ligeiramente e tapamos com uma película aderente, para evitar que se forme uma crosta. Leva-se ao frigorífico como minímo 4 horas para que a massa adquira a consistência ideal para se moldar.
Eu fiz esta massa de véspera ficando assim toda a noite no frigorífico.
Para moldar os croquetes, enfarinhamos as mãos, e retiramos pequenas porções de massa e damos a forma de croquete. Passamos por ovo, depois por pão ralado, voltando novamente a passar pelo ovo e finalmente por pão ralado. Sim passar 2 vezes por pão ralado faz com que os croquetes fiquem muito mais estaladiços.
Nunca costumo fritar os croquetes assim frescos. Opto sempre por congelar primeiro e só depois fritar, para evitar que rebentem. Os meus tiverem um dia de congelação antes de os fritar.
Fritam-se em óleo bem quente até que estejam dourados e acompanham de arroz ou com qualquer outro acompanhamento que desejarem.
Para salada de arroz, cozi de véspera esta mistura de arroz que tem arroz selvagem, basmati e vermelho, juntamente com 2 colheres de sopa de passas. No dia de fazer a salada coloca-se numa taça o arroz, a manga em quadradinhos, assim como o tomate e o abacate. Tempera-se com um pouco de pimenta e um fio de azeite e sumo de lima, para evitar que o abacate fique escuro. Picam-se 3 folhinhas de hortelã menta e mistura-se no arroz.
Coloca-se um aro de cozinha num prato e colocamos a salada. Salpicamos com vinagre balsâmico de manga e servimos.
Fonte: http://asaventurasdeumamama.blogspot.pt
Deixe o seu comentário e receba as nossas novidades no seu e-mail.